Informativo do Legislativo nº 06/2011
Julho de 2011 - Ano 1
 
Câmara Municipal cede espaço para os agentes públicos realizarem
palestra e exames de pressão arterial e diabetes


Enfermeira Priscila G. de Oliveira e os Agentes de Saúde Raquel da Silveira,
Seila S. Teles de Moura e Gilmar Rodrigues, atendendo a população na Câmara Municipal

Atendendo à solicitação feita pela Enfermeira Priscila G. Oliveira, o Presidente da Câmara, Domásio Roque da Fonseca, cedeu, periodicamente, o espaço de nossa Casa Legislativa para a realização de palestras e exames de saúde para grupos de hipertensos e diabéticos. A primeira reunião ocorreu no último dia 15 e, na oportunidade, várias pessoas da comunidade puderam realizar exames de pressão arterial e glicemia capilar, além de assistirem à palestra ministrada pela enfermeira Priscila G. Oliveira, que falou, principalmente, sobre cuidados com a alimentação e prevenção. As atividades são gratuitas e direcionadas a toda a comunidade santarritense.  A Câmara Municipal parabeniza a Secretaria de Saúde pela iniciativa e convoca toda a população para participar. As reuniões acontecerão uma vez ao mês, com a seguinte programação: 15/07; 19/08; 16/09; 21/10; 18/11 e 16/12, a partir das 13h30min, na Câmara Municipal.
 

Vereador Clarismon Inácio reconhece sua falha e pede desculpas


Vereador Clarismon Inácio na Tribuna

Na reunião extraordinária do último dia 14, o Vereador Clarismon Inácio solicitou ao Presidente da Câmara o uso da Tribuna para fazer seu pronunciamento: “Quero levar ao povo e, principalmente, à população negra de nossa cidade, minhas desculpas pelas infelizes palavras por mim pronunciadas durante a reunião da Câmara Municipal do dia 28 de junho. Errar é humano e estou reconhecendo o meu erro. No calor das discussões sobre os serviços prestados pela Administração Municipal em reparos de vias públicas, e, movido por intensa emoção, fui levado a pronunciar palavras que, absolutamente, não condizem com o respeito que devemos prestar às pessoas de todas as raças, credos e condições sociais. A população negra de nossa cidade é digna do respeito e consideração de todos, principalmente dos homens públicos. Durante quase 12 anos exercendo as funções de vereador, tenho minha atuação pautada pela ética e voltada pela defesa dos interesses públicos e, nunca, em nenhuma ocasião, ofendi a honra e a dignidade de quem quer que seja. Por isso, lamento mais uma vez as palavras ditas durante aquela reunião, assegurando que este triste episódio não mais se repetirá. Quem afirma isto é um homem, pai de família, temente a Deus, e que quem conhece, quem convive comigo, sabe que jamais falaria alguma coisa para ofender, magoar qualquer pessoa, independentemente de cor, raça ou credo religioso. Tenho minha consciência tranquila comigo e com Deus. Por isso, venho a esta Tribuna para pedir, novamente, minhas sinceras desculpas e perdão a todos aqueles que, de certa forma, se sentiram ofendidos. Obrigado a todos.” Após o pronunciamento do Vereador Clarismon Inácio, o Vereador Magno Magalhães Pinto fez três considerações. Primeiramente, disse que o fato em questão foi lamentável, que ninguém esperava que acontecesse. Em seguida, o Vereador Magno disse que a atitude do Vereador Clarismon de reconhecer seu erro e pedir perdão é positiva. Por fim, disse que esse fato lamentável deve servir de reflexão para todos nós, para que verifiquemos o quanto de racismo e preconceito ainda existe em muitas falas, piadas, brincadeiras e comentários que fazemos no dia-a-dia. Conclamou a todos a combater, através da educação e de atividades de conscientização da população, o racismo ainda existente em nossa sociedade. Os Vereadores Hudson dos Reis Carvalho Pinto e Waldecir Maciel Januário compactuaram com as palavras do Vereador Magno Magalhães Pinto e se solidarizaram com o Vereador Clarismon Inácio. O Vereador João Batista Rezende, além de compactuar e se solidarizar, afirmou que o Vereador Clarismon Inácio foi infeliz em sua colocação, mas que acredita que o Vereador Clarismon não falou por maldade, não teve a intenção de ofender ninguém.

 

Câmara Municipal se reúne com Prefeito Municipal e Secretariado para discutir o Projeto de Lei nº 044/2011


Reunião informal na Câmara Municipal para votação do Projeto de Lei nº 044/2011.

No último dia 12, o Presidente da Câmara, Domásio Roque da Fonseca, juntamente com os Vereadores Magno Magalhães Pinto, Vagner Fernandes Mendes, Waldecir Maciel Januário, João Batista Rezende, Clarismon Inácio, Sebastião Cláudio da Silveira, o Secretário Geral da Câmara Municipal, João Baptista de Faria, e o Assessor Jurídico, Dr. Euler Ferreira Pereira, se reuniram com o Prefeito Municipal, Paulo Cândido da Silva, e os Secretários Municipais Benedito Raimundo da Silva e Yago Euzébio Bueno de Paiva Junho, para analisarem o Projeto de Lei nº 044/2011, de 27/06/2011, que “Autoriza o Município de Santa Rita do Sapucaí-MG a contratar com o banco de desenvolvimento de Minas Gerais S/A (BDMG), operações de crédito com outorga de garantia e dá outras providências.” Na reunião informal, o Prefeito Municipal esclareceu que o empréstimo previsto no referido Projeto de Lei será empregado no calçamento de algumas ruas do Município e apresentou seu plano de execução com as ruas a serem calçadas com a verba, esclarecendo que os Vereadores podem apresentar suas sugestões e propor alterações. Na oportunidade, os Vereadores fizeram seus questionamentos e o Prefeito Municipal concluiu, explicando sobre a urgência e a necessidade de se votar o Projeto de Lei. Assim, atendendo ao pedido do Prefeito Municipal, a reunião informal culminou com o agendamento de reunião extraordinária, que aconteceu no último dia 14, oportunidade onde o Projeto de Lei nº 044/2011 foi aprovado por 6 votos favoráveis a 1 abstenção. Votaram a favor do Projeto os Vereadores Hudson dos Reis Carvalho Pinto, Vagner Fernandes Mendes, Sebastião Cláudio da Silveira, Waldecir Maciel Januário, Clarismon Inácio e Magno Magalhães Pinto. Absteve-se de votar o Vereador João Batista Rezende. Ausente na reunião extraordinária o Vereador João Paulo Sampaio.