Câmara Municipal realiza 1ª Conferência Municipal de Santa Rita do Sapucaí


A Câmara Municipal realizou, nos dias 27 e 28 de maio no Auditório da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, a 1ª Conferência Municipal de Santa Rita do Sapucaí. A Conferência Municipal faz parte da programação da 5ª Conferência Nacional das Cidades, evento que acontece de 3 em 3 anos, iniciativa do Ministérios das Cidades que visa articular uma gestão democrática através de discussões e propostas feita pela comunidade, para nortear os recursos para os próximos anos.

PRIMEIRO DIA - A Conferência deu-se início perante uma apresentação introdutória, que frisou a importância da realização de nossa 1ª Conferência para o desenvolvimento da nossa cidade. Cumprindo o protocolo da Conferência Nacional, foi realizada a leitura do Regimento da 1° Conferência, votação e aprovação do mesmo pelos presentes. 

O grupo teatral da SapucaíEventos, apresentou a peça “A Menina de Asas”, peça fundamentada nos oito objetivos do milênio, que nos fez lembrar e reafirmar sobre a importância do nosso papel de cidadão e nos fez refletir perante as palavras de Paulo Freire, que afirma que ‘o mundo não é assim. O mundo está sendo assim’. Por isso precisamos nos unir para intervir e mudar essa realidade. 



Para entendermos melhor o cenário do desenvolvimento urbano e a realidade de Santa Rita, o Arquiteto Urbanista e Professor da USP Euler Sandeville, apresentou a palestra com o tema ‘Potencialidades de paisagem e desenvolvimento local – Estratégias de Gestão da Paisagem’. A palestra abriu nossa mente e mostrou a necessidade de entender o ambiente sob uma perspectiva territorial e intra-urbana, evidenciando as questões ambientais, sociais, políticas, morfológicas e culturais. A palestra nos convidou a analisar os problemas e possibilidades de melhoria na paisagem como um todo. 



Pausa para o café, momento descontraído e de interação entre os participantes. Logo após, o Professor Euler respondeu a questionamentos da platéia e o primeiro dia da Conferência foi finalizado. 

SEGUNDO DIA - O segundo dia da Conferência Municipal deu-se início com a palestra das representantes da SEDRU / CONEDRU de Belo Horizonte, Marília Avila e Eliane Santiago, que vieram especialmente para falar sobre a importância da Conferência das Cidades e os Eixos Temáticos para nortear as discussões dos grupos. 



Após a palestra inicial, os grupos temáticos foram divididos aleatoriamente e contemplaram os seguintes temas: 1- Habitação; 2- Saneamento; 3- Mobilidade Urbana e 4- Planejamento Urbano. Os grupos interagiram bastante durante quase duas horas, articulando sugestões e discussões bastante produtivas com base nos temas que são a base do desenvolvimento urbano. 

Para o café, momento de descontração e de inscrição para os ‘delegados’ que irão nos representar na 5ª Conferência Estadual das Cidades, sendo estes 2 representantes do Poder Público e 2 da Sociedade Civil. Após o café ocorreu a Plenária Final, onde o relator de cada grupo apresentou suas propostas, que foram colocadas, uma a uma, em votação. O resultado da 1ª Conferência Municipal foram 04 propostas de âmbito Municipal, 06 propostas de âmbito Estadual, 09 propostas de âmbito Nacional, 01 Moção de âmbito Municipal e 01 Emenda aditiva ao Tema da Conferência Nacional. Os detalhes das propostas serão formatadas através do documento oficial que será encaminhado para a Conferência Estadual e será divulgado na semana que vem, para conhecimento de toda a população. 



Após a Plenária final, ocorreu a eleição dos delegados. Representando o Poder Público, foram eleitos o Vereador José Márcio Cunha e a Secretária de Obras e Desenvolvimento Urbano, Dóris Vono. Os suplentes são Luis Antônio Ribeiro e Fábio Costa Guimarães. Representando a Sociedade Civil, os eleitos foram Patrícia de Oliveira, da Associação Novo Estilo de Vida viver Feliz e Dalton Norberto Palma Júnior, do Coletivo Roda D’água. Esses serão os ‘delegados’ que defenderão nossas propostas na Conferência Estadual, que acontecerá em Jaboticatubas-MG nos dias 21, 22 e 23 de setembro.



Encerrou-se a 1° Conferência Municipal, com grande satisfação por parte dos presentes, que muito se dedicaram em contribuir nesse ato de cidadania e de responsabilidade, na construção de uma Santa Rita mais unida, por uma melhor qualidade de vida para todos nós.



Nossos agradecimentos à todas as autoridades, sociedade e representantes de entidades, associações e movimentos populares de nossa cidade. Agradecimentos especiais à toda a Comissão Preparatória e Recursal, que tanto trabalhou para o sucesso deste evento, para ao Grupo Teatral da SapucaiEventos, o Professor Dr. Euler Sandeville, Marília Ávila, Eliane Santiago (SEDRU), que enalteceram nossa Conferência com suas apresentações e claro, às Rádios e todos os meios de comunicação que, de uma forma ou de outra, nos auxiliaram na divulgação do evento.

Esperamos que, tão logo, possamos colher os frutos que plantamos nesta 1ª Conferência Municipal e que, daqui a 3 anos, a próxima Conferência Municipal aconteça e que o público presente seja no mínimo triplicado, fortalecendo a Conferência e as propostas geradas por esta, por uma Santa Rita melhor para todos nós.

 
 
 
 
 
Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí - MG
Pça Expedicionário Maurício Adami, 22 - Eletrônica - CEP: 37540-000
Fone/Fax: (35) 3471-1004 ou (35) 3471- 1871
E-mail: camara@camarasrs.mg.gov.br